• cataventodaalegria@gmail.com

Uma Vida que tinha tudo para dar errado

Uma Vida que tinha tudo para dar errado

(Resumo da vida de Steve Jobs)

Falamos de Steve Jobs   :-   Nasceu , não muito bem aceito, filho de mãe solteira, foi colocado disponível para adoção , com a exigência de  que os futuros pais lhes fornecessem curso universitário. Estes escolhidos, a adoção só foi assinada por sua mãe após os mesmos, assinarem um compromisso de criar um fundo para enviar o menino para a Faculdade.
     Em sua juventude,  Steve aprofundou seus conhecimentos culturais como música e literatura . Era apaixonado por eletrônica e no último ano do ensino médio, se especializou no assunto. Com um amigo de curso, fizeram muitas brincadeiras  boas e ruins; entre elas a “Caixa Azul”; um dispositivo que permitia a realização de chamadas de longa distância  de graça. A dupla de amigos passou a vender esses aparelhos. Conseguiram criar a Apple,após essa fase .
     Era um tipo considerado excêntrico. Tinha vários hábitos marcantes. Andava descalço pela Universidade, não tomava banho e fazia trabalhos em busca de dinheiro quando dele necessitava. . Fez jornadas de auto conhecimento na Europa e India. A Apple  surgiu em l976. Em l984 ele estava muito  extravagante ; criava muitos conflitos ; acabando por ser demitido da empresa que criara.

Em 2004, teve a notícia que estava com câncer. Morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer pancreático. 
     Em uma  de suas palestras  para formandos de Stanford (veja a palesta aqui), fez o resumo de sua caminhada, mostrando basicamente, que não devemos nos  encolher diante dos desafios que a vida nos proporciona. Seus pais adotivos, mesmo tendo feito muita economia para que cursasse a Universidade, eram pobres e as dificuldades eram muitas. Aos seis primeiros meses desistiu da carreira escolhida; ao pensar que aqueles que o criaram;  tinham que arcar com tantos gastos com ele. Aquilo lhe fazia mal. Assim que desistiu das aulas obrigatórias do curso, só assistia as que ele achava serem interessantes. Não foi tudo assim romântico.  Dizia ele: Eu não tinha um quarto no dormitório e  dormia no chão do quarto de amigos. Recolhia garrafas para ganhar 5 centavos, para comprar comida. Andava 11 quilômetros pela cidade todo domingo à noite para ter uma boa refeição no templo, de graça . Eu amava aquilo. 
     Muito do que descobri naquela época, guiado pela minha curiosidade e intuição, mostrou-se mais tarde ser de uma importância sem preço. Vou dar um exemplo: o Reed College oferecia na época a melhor formação de caligrafia do país. Em todo o campus, Todos os avisos e etiquetas eram  escritos com uma bela letra de mão. Como eu tinha largado o curso e não precisava frequentar as aulas normais, decidi assistir as aulas de caligrafia. Aprendi  tudo que podia., sobre variar a quantidade de espaço entre diferentes combinações de letras, sobre o que torna uma tipografia boa. Aquilo era bonito, histórico e artisticamente sutil de uma maneira que a ciência não pode entender. E eu achei tudo fascinante. Nada daquilo tinha qualquer aplicação prática para a minha vida. Mas 10 anos mais tarde, quando estávamos criando o primeiro computador Macintosh, tudo voltou. E nós colocamos tudo aquilo no Mac. Foi o primeiro computador com tipografia bonita. Se eu nunca tivesse deixado aquele curso na faculdade, o Mac nunca teria tido as fontes múltiplas ou proporcionalmente espaçadas 
     Minha segunda história é sobre amor e perda.      Eu tive sorte porque descobri bem cedo o que queria fazer na minha vida. Woz e eu começamos a Apple na garagem dos meus pais quando eu tinha 20 anos. Trabalhamos duro e, em 10 anos, a Apple se transformou em uma empresa de 2 bilhões de dólares e mais de 4 mil empregados. Um ano antes, tínhamos acabado de lançar nossa maior criação – o Macintosh – e eu tinha 30 anos. E aí fui demitido
     Não enxerguei isso na época, mas ser demitido da Apple foi a melhor coisa que podia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser de novo um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me deu liberdade para começar um dos períodos mais criativos da minha vida. Durante os cinco anos seguintes, criei uma companhia chamada NeXT, outra companhia chamada Pixar e me apaixonei por uma mulher maravilhosa que se tornou minha esposa. Pixar fez o primeiro filme animado por computador, Toy Story, e é o estúdio de animação mais bem sucedido do mundo. Em uma inacreditável guinada de eventos, a Apple comprou a NeXT, eu
voltei para a empresa e a tecnologia que desenvolvemos nela está no coração do atual renascimento da Apple. E Lorene e eu temos uma família maravilhosa.      Tenho certeza de que nada disso teria acontecido se eu não tivesse sido demitido da Apple.  Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me permitiu seguir adiante foi o meu amor pelo que fazia. Você tem que descobrir o que você ama ; com as pessoas que você ama; e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou o que é, continue procurando. Não sossegue. . Minha terceira história é sobre morte.:-      Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo assim: “Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia ele realmente será o último”. Aquilo me impressionou, e desde então, nos últimos 33 anos, eu olho para mim mesmo no espelho toda manhã e pergunto: “Se hoje fosse o meu último dia, eu gostaria de fazer o que farei hoje?” E se a resposta é “não” por muitos dias seguidos, sei que preciso mudar alguma coisa.      . Porque quase tudo –  expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é realmente importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Tenha o dia para realizar uma coisa boa. Faça o bem e tenha um dia feliz e abençoado sempre .

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!