Nosso grupo foi criado, baseando – se na vivência hospitalar e em comunidades carentes além de ter sido estimulado pela vida de trabalho do médico Patch Adams.
Nosso objetivo é levar alegria e muito amor nos hospitais, nos orfanatos, creches e comunidades que participamos.
Nosso grupo foi criado, EM 16 DE MARÇO DE 2003. Inspirado na vivência hospitalar e em comunidades carentes; embora restrito à área da Grande São Paulo, conseguimos difundir a idéia a vários grupos de amigos e nos encontros com o Patch Adams ; em suas palestras feitas aqui em São Paulo; estimulados pela sua vida de trabalho nos hospitais e fora dele; conseguimos enriquecer nossos conhecimentos ; através de seus relatos.
Por já estarmos em trabalho de auxílio, e em tantos recantos tristes, alguns componentes do grupo foram fazer Circo Escola; outros foram fazer teatro e cursos para contadores de estórias, origamis além de encontros com brincadeirologistas.
Alguns pedagogos, cuidavam das brincadeiras, escolhendo geralmente algo que integrasse, levasse alegria e ao mesmo tempo mensagem de carinho que marcasse com o amor, a presença do grupo no local visitado e assim, cada um passava nas reuniões do grupo, a troca de conhecimentos adquiridos para melhorarmos sempre o trabalho conjunto.
Não temos vínculo nem, cunho religioso, visando apenas estender a nossa alegria interior a todos de uma maneira lúdica e carinhosa.
Nosso objetivo é levar alegria e amor aos hospitais e também aos lares abrigo ; creches e comunidades que participamos.
Nosso trabalho é totalmente gratuito. (feito por voluntários).
SORRIR FAZ BEM A TODOS!!! – “O sorriso é o idioma universal, que até as crianças o compreendem.”
“ O cantar espanta muitos pensamentos de tristeza e fortalece a alma – Quem canta seus males espanta!”
PRINCÍPIOS – Baseados no amor; fraternidade; para levar alegria e descontração ; assim como também suprir a falta de produtos básicos de higiene tais como: – sabonetes, pente, escova dental, creme dental, cortadores de unha, assim como também peças de roupas se necessário, chinelos, quando possível.
VISÃO – Deixar como lembrança uma mensagem para que a visitação não fique no esquecimento e o momento de carinho e alegria fique prolongado , ao mesmo tempo, preencher as horas vazias com mensagens de fortalecimento interior. Procurando também na medida do possível, o mesmo com as escolhas musicais.
VALORES – Utilizar sempre a ética; respeitando os profissionais em seu trabalho, assim também como a religião e idéias de todos; não esquecendo de zelar pela saúde do paciente, evitando ser meio de contaminações, respeitando isolamento e restrições.
OBJETIVOS – Levar alegria, carinho, otimismo, procurando minimizar a ausência do ente querido de alguns pacientes, que moram fora da cidade e até dos que não podem ser visitados com freqüência pelos parcos recursos familiar; relaxar acompanhantes; influenciar
alguns na aceitação de seu processo de tratamento hospitalar.
ORGANOGRAMA- As atividades são decisões participadas em grupo.
A SEDE – Não existe… Seus membros são trabalhadores comuns de diversos níveis e categorias profissionais. Nos organizamos por contatos pessoais, telefones, correspondência eletrônica.
RECURSOS FINANCEIROS – Não Utilizamos para o grupo; se necessário, cada um utiliza de seus próprios meios ou solidariedade, para transportes ou alimentação.