“Devemos acordar todos os dias com a chama da esperança acesa. Acreditar que merecemos ser felizes! As condições da felicidade são:- SABER QUEM SOMOS; saber lidar com nossas forças afetivas e adquirir domínio sobre elas.”. Saber escolher nossos caminhos, sonhos e desejos, de modo digno! Gostar do mundo e das pessoas como elas são! Resignação é o conjunto de habilidades, que nos possibilita, uma visão otimista da vida, por meio de escolhas conscientes e de uma conduta de auto-amor.
Ter uma relação de amor consigo mesmo! Saber sorrir nos momentos mais difíceis! Somente os que se amam e conhecem os seus potenciais, valores e aptidões, olharão a vida e ao próximo com alteridade (se colocando no lugar do outro individuo). Ser grato e alegre em todas as situações. Divertir no cumprimento do dever (trabalhando com alegria e gratidão). Sorrir mais; confiante que o bem, é bom não só pra mim. O bom e o bem antes de tudo, deve gerar valores, para mim e para o próximo.! Alcançando leveza nas atitudes e no existir. A PAZ NA ALMA; PRAZER DE VIVER; Conquiste isso.
A vida vai passando, não está fácil caminhar pela vida em boas condições financeiras. Caminhar errando e pedindo perdão? Precisamos pensar em não errar! Pedir perdão, não vai corrigir certos erros. Brincar de viver, não é o que Deus espera de nossas atitudes. Cada problema de nossas vidas, tem objetivos bem definidos pela sábia Providência Divina. Vivê-los sem entender esse fim, é o mesmo que sofrer por sofrer.
Eis a razão da oportuna advertência de Lacordaire (Religioso e pensador)— “ Mas, oh! Poucos sofrem bem! Poucos compreendem que só o sofrimento sem lamentações, pode conduzi-los ao reino de Deus . O desânimo é a falta de fé, pois Deus, jamais se recusa de nos auxiliar quando oramos e pedimos amparo, força e proteção, para vencermos nossas dificuldades.” Nós podemos não dar a mão para Deus nos socorrer.; mas ele sempre estará com a mão estendida para nos socorrer e auxiliar em todos os sentidos. Aliviando dores, curando doenças, abrindo portas para um trabalho digno e abençoado para termos uma vida com dignidade. Quando não estamos vivendo uma vida feliz, não devemos nos acomodar, mas nos movimentarmos na fé, no amor, melhorando as nossas condições. Ninguém além de nós é responsável por nossas escolhas. Há pessoas que se prendem nos vícios; vive ilusões, sem consciência; não cuida de sua saúde; não quer sair de casa para o trabalho; não planeja sua vida; pratica a avareza fazendo a família muitas vezes também sofrer; ou. dá o passo maior do que a perna, gastando mais do que pode. A vida tem que ter objetivos. Devemos planejar nosso futuro com carinho. O conhecimento , a prática do bem, a paz consciencial com o Universo, e com quem te cerca.
Nosso aprimoramento, eliminando os maus sentimentos como o medo, a tristeza e a culpa. Não existe nada dentro de nós que seja indigno, se nos voltarmos para o bem. Com a educação , aprendemos a resistir a esses sentimentos, os vencendo e não se deixando dominar . Tudo que é visto como negativo, se nos voltarmos para o bem, poderemos dirigí-los como um carro. Nos aprimorando , vendo com, clareza o porque daquele sentimento e elimina-lo ; sem arrependimento, remorso, se não conseguindo fazer essa remoção de sentimentos negativos, sozinhos, devemos pedir auxilio a pessoas habilitadas para isso.
Há pessoas que desde criança, são negativas, desapontadas com a vida, rebeldes. Possuem raiva de viver. Essa insatisfação crônica aparece, diante de três sentimentos. Culpa , se culpando ou culpando os outros por tudo, atraindo doenças. Com medo de críticas, com a alto estima sempre abaixo da média, criando dentro de si a angústia, que é um sentimento para que a pessoa perceba que ela está em conflito e precisa de ajuda. Se ela não aceita ajuda, pode se transformar com o tempo em pessoa descrente, atraindo doenças de origem mental , e com o tempo ficando cada vez mais arrogante. Achando o que ela faz é melhor que todos. As pessoas arrogantes são pessoas que não assumem nada em suas vidas, não achando sentido na vida, caindo muitas vezes em depressão por nada.
Poucas pessoas tem oportunidade de receber conhecimentos que fortalecem a alma. Por isso temos que sair da mesmice e de nossa zona de conforto, porque dá trabalho a revolução em nossas vidas para a nossa melhora pessoal . A troca de experiências faz uma vida coletiva ser melhorada. Somos responsáveis também quando aplicamos conhecimentos equivocados. A importância de ouvir os que nos cercam. O melhor orientador, é aquele que vive o que apregoa e sabe que vai fazer bem para o outro também. Qual a diferença de remorso e arrependimento? Remorso patina na culpa e não se muda; no arrependimento a pessoa se movimenta para reparar o erro.
Qual a função do medo. Nos preparar melhor para aquilo que nos amedronta. A tristeza nos faz amar a nós mesmo, nos agradando, cuidando de você como se fosse a pessoa mais querida de sua vida. Assim ela vai embora. A tristeza serve para nos trazer a consciência de que precisamos nos fazer felizes, sem contar com o outro. Hoje e sempre!