• cataventodaalegria@gmail.com

Os Pilares da Felicidade

Os Pilares da Felicidade

     Em estudos de relacionamentos humanos recentes, chegou-se à conclusão que a felicidade do ser humano , está baseada em quatro pilares básicos:-  Saúde; Riqueza;Família ; Relacionamento amoroso ou simplesmente Amor.

Porém nos mesmos estudos, percebeu-se que mesmo tendo os quatro itens em suas vidas , muitas pessoas ainda eram infelizes. Porque essas pessoas não haviam sentido  ou percebido a felicidade  em seu caminho mesmo tendo amor, família, dinheiro e muita saúde  e sofriam? A resposta foi conclusiva.  A INSATISFAÇÃO!
     A Insatisfação , a falta de gratidão, o amor próprio diminuído (  auto estima em baixa) ,  a mágoa, a  injustiça, nos deixam tolhidos e muitas vezes tão introvertidos que deixamos de aproveitar os presentes que a vida nos proporciona , não os vivenciando.
     Como fazer para não sofrermos e “curtir” aquilo de bom que a vida nos proporciona? Seria muito simples se pudéssemos controlar nossos sentimentos com mais equilíbrio e sabedoria. Algumas pessoas aprenderam a controlar a ansiedade, a preocupação, com exercícios respiratórios, relaxamento corporal e ainda com terapias de grupo , entre outros. Mas apenas isso seria suficiente?
     A saúde mental, é de suma importância para a saúde corporal. Não basta apenas estarmos bem fisicamente! Como melhoramos nossa saúde mental, além de nutrientes para nosso corpo ficar em equilíbrio? 
     O estudo,  trazendo o conhecimento de nossas vivências no cotidiano para melhorá-la; convivendo em círculos de amigos; confiança na providência divina;  a benção do trabalho ; praticando no dia a dia a gratidão, curtindo cada dia cada minuto, produzindo e recebendo tudo que há de melhor naquele momento para ser aproveitado.
     Muitos imprevistos podem ocorrer em nosso cotidiano nos tirando momentâneamente de nossa rotina , mas com o treino da serenidade, na confiança que temos  num Pai Celestial, que vela por todos nós, saberemos que nada na vida acontece ao acaso, e que somos diamantes preciosos diante da vida. Saberemos que de cada imprevisto, deveremos tirar o melhor de nós, não perdendo tempo com lamúrias e reclamações, encontrando assim, mais rapidamente o caminho do auxilio e da solução do problema que possa ter surgido inesperadamente , avaliando cada situação  com o carinho  de  um  aprendiz sempre; aceitando inclusive o auxílio quando necessário, sem restrições, que valorizem o orgulho e a soberbia.
     Um organismo é constituído de corpo, mente e espírito.  Cada uma destas partes têm necessidades próprias, que atendidas ,contribuem  para uma boa qualidade de vida. As necessidades  variam de acordo com cada  indivíduo. O desequilíbrio de uma ou mais dessas partes, acarreta o mau funcionamento geral desse ser humano, provocando prejuízo e sofrimento que são mantidos pelos maus hábitos da  vida criada para si, que provocam as  doenças.
     Corpo saudável necessita básicamente de :- Sol, água, alimento, exercícios, repouso e higiene. Essas necessidades precisam ser atendidas para que ele mantenha-se  sadio. Basta uma delas não ser adequada, para que esse corpo enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer.   
     A mente é parte do organismo responsável pelas emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos). A  mente tem necessidades que precisam ser atendidas tais como: a paz, o amor, a segurança, o equilíbrio e a necessidade de sentir útil. Cada uma destas partes não atendidas promovem o desequilibro mente e favorecendo o adoecimento do corpo.   
     Assim como a mente e o corpo, o espírito também tem suas necessidades, que devem ser atendidas. É o estabelecimento de uma conexão entre o eu interior e um Deus. Essas necessidades e essa conexão poderão ser estabelecidas e supridas através das várias religiões e filosofias, que o indivíduo elegerá como sendo a de sua preferência.  
    Atualmente pesquisadores da área relatam que uma boa qualidade de vida é o resultado de um processo contínuo, necessário e consciente por parte do individuo em esforçar-se para cultivar pensamentos e comportamentos positivos e emoções edificantes com a finalidade de obter uma boa saúde física e mental.    
Atitude: Uma boa saúde mental requer que se tenha  atitudes  de otimismo e que independente das experiências de seu passado  ; visualize esperanças para si e com essa base ,enfrente os desafios presentes e futuros sem alimentar ressentimentos e culpas. Baseando-se que sempre se fez o melhor em cada momento. 
Emoções: Nossas emoções muitas vezes são resultados de nossos pensamentos e atitudes. Quando  se experimenta atitudes positivas , a tendência é vivenciar , emoções positivas. Ocorrendo o mesmo  com os sentimentos de culpa e desprazer, que farão que se experimente emoções negativas. A auto-estima de uma pessoa está diretamente ligada às emoções e sentimentos vividos em  cada situação.    
Comportamento: Tanto os pensamentos quanto as emoções, afetam o indivíduo. Uma pessoa que  se julga inteligente, adotará uma postura comportamental como tal. Outra que acredita ser infeliz ; adotará uma postura  da forma que se vê, muitas vezes deixando o ar de desleixo com o corpo e com a vida. 
Portanto esses três elementos são a base para uma saúde física e mental equilibrada e sadia.    
     Portanto… Planeje seu dia hoje e sempre , para se tornar cada dia mais saudável e FELIZ!

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!