(Imagem: Doma racional de cavalos com Monty Roberts)
Algumas pessoas, avaliam o próximo, pelo que acham que seja correto em suas vidas. A partir daí o “outro” que tem alguma atitude diferente da sua, é visto de uma maneira distorcida, e sem parar para ouvir a opinião geral, e analisar, julgam e dão a sentença como um juiz que só ouve um lado da história, condenando as atitudes alheias só por serem diferentes das suas.
Na vida, devemos utilizar a liderança , respeitando , dando espaço também para o outro viver sua vida sempre utilizando o bom senso.
Há pessoas que no trabalho trata todos com carinho porque precisa do dinheiro assalariado para poder viver, mas em casa é um tirano, pois lá se julga um verdadeiro líder e todos são seus subjugados. O líder que não dá direcionamento em sua vida, não o é! Mesmo que em seu trabalho cuide bem de todos, se não lidera com bons exemplos sua caminhada, se perde no vazio de suas plantações.
Delegar funções muitas vezes também contribui para que a pessoa possa ter uma vida mais plena. Há pessoas, que se julgam infalíveis e insubstituíveis sempre. Há coisas que podemos sim dividir, para que possamos melhorar nosso relacionamento familiar, e entre os amigos no trabalho. Acumular cargos e funções, para parecer ser o melhor, o mais bem sucedido , é ilusão. Poderemos ter acúmulos de funções, mas sabendo delegar as mesmas funções, repartimos nossas responsabilidades e temos chance de melhor aprendizado, dando chance a outras pessoas também de crescerem. Muitos não ensinam aquilo que sabem por medo de perderem seu lugar no mundo. Quando outros ganham o seu lugar por ensinar o outro a crescer com sabedoria.
Na vida muitas vezes, gostamos de mostrar nossos feitos, como se fossem os melhores, quando muitas vezes sozinhos, não fazemos nada, pois na maioria dos fatos de nossas vidas, fazemos parte de uma equipe. Um líder completamente solitário é como uma só mão batendo palmas.
Por que aprender a ser um líder? Para se envolver com o que realmente importa. Para poder fazer algo inspirador e importante para você. Para ter companheiros em sua jornada. Em qualquer área, na qual queira obter mais influência, você deve se tornar um líder.
Como podemos definir liderança, um dos assuntos mais abordados na área empresarial? Carisma? Influência? Inspiração? Desempenho de função? Sim, pode ser. Existem muitas razões para você iniciar a jornada. Existem muitas estradas, muitos destinos e muitas maneiras de viajar. Ser um líder significa desenvolver-se a si mesmo, encontrando recursos dentro de si que não sabia possuir. Descobrindo valores também nos outros.
Um líder precisa olhar para frente, bem como prestar atenção onde ele esteve e onde ele está agora. Ver além da situação imediata. Analisar o contexto da jornada inteira. Precisa compreender o sistema do qual faz parte, ver além do óbvio, sentir como os eventos se conectam a padrões mais profundos, enquanto outros apenas vêem acontecimentos isolados. Liderança é uma combinação de quem você é, habilidades e talentos que você tem e a sua compreensão da situação ou do contexto em que você está. Embora esses elementos sejam universais, você juntará as peças de uma maneira única. Jesus foi tão excelente líder, que sua liderança ainda impera mesmo sem sua presença física há mais de dois milênios.
A palavra gerenciar tem uma história interessante.
Ela deriva da palavra italiana ‘maneggio’ que significa treinar um cavalo. Liderança é parte e resultado das grandes mudanças na prática do gerenciamento nos últimos 20 anos. Ela toma o lugar do modelo antigo ‘comando e controle’ de dirigir uma organização. Nós não obedecemos mais ordens, pelo menos sem uma boa razão. O que existe é um ritmo frenético de mudança. No seu lugar há novos valores como auto-estima , responsabilidade individual e uma cultura empresarial que valoriza a empregabilidade acima do emprego. A maneira ‘comando e controle’ de gerenciar está desvitalizada.
O líder constantemente realizará indagações com o propósito de obter feedback (retorno de algum assunto ou situação) e novas idéias, ou seja, ele sempre solicitará aos liderados idéias, opiniões e feedback ( retorno de algum assunto ou situação). O aprendizado será contínuo; no mundo atual o que existe para aprender é maior do que o homem pode efetivamente processar.
O líder terá que definir prioridades. Portanto, o líder deverá aprender a acompanhar o trabalho realizado pelos liderados com eficiência e eficácia produzindo mudanças significativas e positivas. O líder do futuro terá de crescer na função que desempenha, esse crescimento terá que ser contínuo e positivo.
Liderar é a valorização da ação dos liderados dentro do processo todo. O líder necessita ter um bom autoconhecimento para poder conhecer melhor os liderados,precisa aprender sempre coisas novas, para sempre estar atualizado. A verdadeira liderança ocorre quando os seguidores decidem seguir seus líderes – por acreditar neles.
Seja um líder sempre e tenha um dia muito feliz !Hoje e todos os outros dias!