• cataventodaalegria@gmail.com

O Poder da nossa mente

O Poder da nossa mente

A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo. Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz. O perdão nutre a tolerância e a sabedoria ( Augusto Cury)

O Poder da  nossa mente

 Como se constrói os pensamentos… Como  ser gestores de nosso projeto existencial? Como poderemos ter um caso de amor com nossa própria vida?      

 Sabemos muito do mundo que habitamos, mas sabemos muito pouco de nós mesmos. [ (RAM)(registro automático da memória)].

      Precisamos aprender a fazer Higiene Mental. Há pessoas que nos ferem,  há sensações ruins,  que não queremos recordar ou sentir, e para resolver isso precisamos saber de nossas limitações. Tudo que está arquivado no nosso córtex cerebral; não é fácil de remover e não há processo cirúrgico para retirar esses arquivos mentais, a não ser que aconteçam doenças degenerativas que façam isso. Precisamos dirigir a nossa vida, aprendendo a fazer escolhas e  eliminar aquilo que não nos faz bem.  A memória de boas situações, não deve entrar em conflito com fatos que não queremos recordar porque nos fazem mal.

      Precisamos  ser autor de nossa história… Precisamos pensar antes de reagir. Aprender a expor as ideias e respeitar as críticas  que surgirem. Arriscar falar de amor para quem amamos, mesmo quando poderemos ser rejeitados. O tom da voz, não deve ser de imposição.  Não devemos controlar o outro. Aprender a lidar com limites daqueles que nos cercam é fundamental. Ninguém no mundo só tem vitórias. Temos que aprender a lidar com perdas e frustrações. Toda escolha inclui de alguma forma alguma perda. Não há ninguém perfeito e a sabedoria de um homem está em não ser superprotetor de alguém para não aniquilar esse alguém diante da vida.      A sabedoria do homem está em trabalhar suas imperfeições e lapidar a sua imaturidade e evoluir com consciência.

     Muitas vezes poderemos nos descontrolar, dizer palavras inadequadas, ter medo de enfrentar algumas situações e dificuldades;   em atravessar certos momentos; porém, precisamos confiar sempre na proteção Divina que,  mesmo falhos, nos permite  a renovação de atitudes a cada amanhecer. Deus  sempre nos dá oportunidades novas de superar erros e acertar, redirecionando nossos caminhos.

     Assumir erros, pedir desculpas, não faz perder a autoridade. O que determina alguns rombos emocionais  não são os erros, mas não repará-los. Quem causa danos a alguém, reconhecendo que falhou, não deve  se punir carregando culpas, mas sim sanar aquilo que fez ,se tiver oportunidade.

     Algumas falhas nunca deveriam ser cometidas, mas sabemos que todos temos limites e poderemos falhar em algum momento. Assumir nossas erros é evolução. O contrário, é viver de aparências.                       

 

  Precisamos ter qualidade de vida.

Existir não é uma experiência banal. O espetáculo da construção do pensamento,  quer no mendigo que se acha abandonado pela sociedade, ou no mais nobre elemento humano;  na alegria; depressão;  no desespero; tristeza; ou felicidade suprema; traz a certeza de que cada Ser é um mundo complexo em que cada um precisa comandar o seu destino.   

Quem não consegue praticar a liberdade intelectual,  expor as suas ideias, trabalhar com perdas e frustrações, ser transparente sem agredir; demonstra, que o seu "EU“ está debilitado.      Não foi treinado  para agir no seu mundo interior. Muitas doenças poderiam  ser evitadas; muitos conflitos emocionais poderiam ser superados se , na nossa individualidade deixássemos de ser  marionetes em diversos momentos  que a sociedade nos solicita; exigindo mudanças que não queremos fazer; atitudes que não queremos compartilhar e ideias que não nos representam mas, que  nos calamos para não “ferir” o outro.     

 

Lei fundamental de qualidade de vida

 Anteriormente, em épocas  não tão longínquas os mestres ou  professores eram muito bem aceitos pela juventude ávida de alimentar o seu “EU” interior com conhecimentos de sabedoria e de elevado nível  intelectual. Hoje, os mestres  precisam muitas vezes  gritar ou ter muitas dificuldades para repassarem a sua cultura. Devemos estimular o desenvolvimento de sonhos em projetos futuros de nossas  vidas e, de quem nos cerca; não podar as asas de um futuro promissor e realizações de maneiras lúcida e coerente. Liderando nossas vidas, nos colocaremos na situação do outro e o compreenderemos melhor. Homens não devem controlar mulheres e nem mulheres controlarem homens. Os seres humanos devem apenas se ver como irmãos ou companheiros, um amparando o outro, sem guerras, sem violência de atitudes ou palavras. O “EU” Interior mais evoluído, não tem discriminação; não critica para diminuir; lembra sempre da passagem de Jesus “Quem  não tem pecado que atire a primeira pedra”. “Somos pérolas únicas Há pessoas de sucesso que lutam pelos seus sonhos e os que desistem deles, optando pelo fracasso. Uma pessoa inteligente aprende com seus erros;  uma pessoa sábia aprende com a falha alheia.” (texto baseado em palestra de Augusto Cury)  T.D.Rueda      

       TENHA UM DIA FELIZ E ABENÇOADO. HOJE E SEMPRE!

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!