Mudanças acontecem todo dia em nossas vidas. Imaginar uma situação em que alguém se recuse a mudar junto ao mundo pode parecer loucura, mas se for bem analisado ; acaba sendo cômico. Como seria a vida de alguém que se recusa a acompanhar as mudanças da sociedade? Seria como o homem pré-histórico semi-moderno jogado num mundo de alta tecnologia.
O homem é o único ente, capaz de cultura e, na busca incessante do conhecimento, questiona o próprio ser. Entretanto, partindo daí , inicia vários questionamentos sobre tudo o que o cerca, passando, também, a investigar as relações fundamentais que regem o universo, bem como os fenômenos comportamentais.
O homem buscou incessantemente conhecimentos cada vez mais complexos. Desde a descoberta do fogo até a atualidade, a imaginação é a base de toda transformação. Foi assim, numa miscelânea de tecnologia científica e a curiosidade, que a humanidade pôde galgar etapas de aprimoramento de sua espécie. Não basta ter um cabedal de informações pululando no cérebro para se dizer que alguém adquiriu conhecimento. A ação dirigida para fins biófilos, e não neófilos, que envolvem a vida humana (biófilo é aquela pessoa que gosta muito de si mesmo, prioriza as próprias necessidades para que haja saúde psíquica,mas são empreendedores que compartilham suas descobertas e conhecimentos, que abrem mão da hierarquia, são participativos, possuem altruísmo criativo, é o do compartilhar, com humildade e compaixão. Enquanto que o neófilo, ama a si mesmo de maneira doentia , é aquele que não consegue perceber a realidade dentro de outra pessoa como algo diferente de si mesmo; mantendo constante a ausência de verdadeiro interesse pelo outro que é visto como objeto ou pelo mundo exterior.Possui dificuldade de partilhar seus conhecimentos , despreocupados com as outras pessoas, e para si, crescimento significa a exploração dos demais. Gostam de humilhar seus oponentes, sendo frios e calculistas.). Sendo assim, podemos encontrar em nosso cotidiano empresários e industriaisde ambos os tipos ou ainda mesclando os dois tipos de personalidades. A concorrência natural destes tipos diferentes, geram progresso.
Pois é… importante salientar que os esforços humanos são sempre em direção a sobrevivência, na luta pela vida! Nos diferenciamos uns dos outrosquanto ao objetivo e forma de vivenciar o mundo; somos seres único;, com destinos particulares. A escolha do caminho faz toda a diferença, é ela que vai determinar o nosso ser e estar.
Com tudo isso ,existem criaturas maravilhosas, que estudam e aprimoram sempre tudo o que é útil para o bem comum, elaborando produtos tecnológicos, alimentos em conservas para que não percam seus nutrientes naturais,a revolução na cura das doenças, patrocinam pesquisas, e hoje em dia o cuidado dareciclagem para que não haja o desperdício e a poluição maior em nosso planeta, reutilizando garrafas , potes plásticos e de vidros, embalagens, latinhas e seus lacres em artesanatos e até em produtos totalmente inéditos, como vassouras , tecidos com garrafas pet. E é interessante tudo isso em meio a uma série de tecnologias ao nosso redor.
A presença de robôs e dispositivos eletrônicos que se encarregam de afazeres domésticos, executados por um simples apertar de botões, não são devaneios, mas uma realidade nos dias de hoje.
Para os jovens as mudanças são sempre bem vindas, pois em geral , são mais abertos a novidades e aceitam o novo como possibilidade de realizarem outras escolhas, Já as pessoas idosas, em geral, mostram-se mais resistentes, porque as situações desconhecidas causam-lhes possibilidade de realizarem outras escolhas; além de gerarem inseguranças e ansiedades. Os idosos que encontram-se hoje na faixa etária entre os 70 e 80 anos, provavelmente utilizaramágua de poço, cozinharam em fogão à lenha, e à noite iluminaram as conversas na sala com a luz do lampião, sem considerar as mudanças no campo das relações familiares e comportamentais . Essas pessoas acompanharam a rápida evolução do mundo moderno, se adaptaram e absorveram em seu cotidiano as facilidades oferecidas pela variedade dos aparelhos eletrodomésticos. Incorporaram também a escada rolante, o metrô como meio de transporte e os caixas eletrônicos. Este último ainda com algumas ressalvas, pois utilizar o cartão magnético e se comunicar com uma máquina que nem sempre responde às nossas perguntas ainda é motivo de angustia para muitos aposentados em dia de receber os benefícios previdenciários ou efetuar algum pagamento. No entanto, avontade de aprender, a disponibilidade e a valorização do conhecimento é muito grande ajudando-as a transporem seus próprios limites. Na área da informática, por exemplo, já encontramos vários cursos especialmente dirigidos à pessoas da terceira idade, totalmente gratuítos indicando que o segmento idoso vem se constituindo em campo de investimentos e paralelamente ganhando visibilidade social.O impacto que o avanço da tecnologia provoca nas pessoas e como ele se manifesta pode variar de acordo com o grau de necessidade de contato com os equipamentos, ou o interesse e curiosidade pessoal. No entanto, o idoso que já passou por tantas fases de transição e acompanhou a várias mudanças na sociedade adquiriu a experiência necessáriapara enfrentá-las com serenidade. Como será o comportamento dos jovens atuais que se utilizam dos pen drives para arquivar informações, realizar trabalhos, guardar documentos, etc, ao envelhecerem terão as mesmas memórias dos idosos de hoje?
Você é uma pessoa obsoleta? Ou recicla seus conhecimentos temporariamente?
Vamos estudar sempre! não importa o seu tempo de vivência. Que ele seja sempre renovado e melhorado constantemente!Progredir sempre é o lema da vida!O trabalho para isso? Faz parte!