• cataventodaalegria@gmail.com

Jogue fora suas batatas

Jogue fora suas batatas

     Um professor  pediu aos alunos que levassem uma sacola com batatas para a sala de aula. Solicitou  que separassem uma batata para cada pessoa que os  pudessem ter   magoado ou de alguma forma os fizeram sofrer, deixando marcas de tristeza em suas lembranças.     Então, que escrevessem o nome da pessoa na batata e a colocassem dentro da sacola.

     Os alunos começaram a pensar e foram lembrando de cada pessoa e colocando o nome  na batata e depois as colocando uma a uma na sacola. Algumas sacolas, ficaram muito pesadas.

     A tarefa seguinte, consistia em, durante duas  semanas,  carregar consigo as batatas para onde quer que fossem. Com o tempo, as batatas foram se deteriorando. Era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir o seu mau cheiro .  Além disso, a preocupação em não esquecê-la em algum lugar, fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas e participar também de coisas que eram importantes para eles.

     E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar mágoas é tão ruim quanto carregar batatas.   Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoas, aumentando o stress e roubando nossa alegria.

     Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora  é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.   Vamos lá! Jogue fora suas mágoas e volte a sorrir!

“. A Terra gira, as pessoas mudam, tudo muda. Recomeçar quando se erra. Levantar-se quando se cai. É preciso saber a hora de nascer de novo. Você pode nascer quantas vezes quiser a cada dia     . Pensando assim, não tenha medo de se arriscar, se jogue. Viva cada minuto como se fosse o último. Não tenha medo de viver. Faça mais amigos. Coma mais chocolate. E se precisar, se reinvente. “(Oliverher)

     A mágoa poderia ser equiparada a uma  doença transmitida pela bactéria da ofensa e que se desenvolve em  nosso organismo quando não a combatemos com o antídoto do perdão. Quando seguramos a ofensa em nosso mundo interior, quando  ficamos ruminando na mente as palavras que nos machucaram e  muitas vezes até partimos para o revide, mergulhamos numa lata de  lixo energético, com todas as  consequências negativas que tal conduta implica, sendo a principal delas a erupção de muitas enfermidades. Não podemos controlar o que os outros dizem a nosso respeito,  tampouco as atitudes que têm para conosco. Mas temos o controle e a responsabilidade sobre a maneira de como iremos reagir a tudo isso. A mágoa não é a única possibilidade que se tem diante da ofensa. Usando uma linguagem figurada, Jesus propõe que, se alguém   bater em nossa face, possamos também oferecer a outra.      Se devolvermos a ofensa, estaremos nos nivelando a quem nos agrediu.

      A agressividade é um mal que faz mal a quem a pratica. Revidar o  mal com o bem é a melhor defesa para a nossa paz. . Precisamos fazer  uma grande faxina em nossa mente e jogar fora todos os detritos  acumulados em forma de mágoas e culpas. O  perdão é terapêutico, porque cicatriza as feridas  emocionais causadas pelas pedradas das ofensas. Não perdoar é segurar o mal dentro de si, e, como o mal atrai o mal, damos oportunidade para que surjam em nossa vida moléstias, perturbações de alma, dificuldades financeiras, agressões, acidentes, problemas amorosos, etc.

     Não perdoar é assumir para si a lei da vingança, com o consequente  retorno a nós mesmos de todo o mal que houver saído de nossos  pensamentos, palavras e atitudes.  Não perdoar é condenar.  Perdoar é abrir mão da mágoa, é deixar de ser vitima. Perdoar é não permitir que a nossa vida seja controlada pelos outros. Perdoar é reconhecer que a pessoa que nos ofendeu também está magoada e doente.     Perdoar é trazer saúde para o corpo e paz para o espirito. Perdoar é tirar todos os nós que amarram a nossa vida. Perdoar é um presente que se oferece primeiramente a si mesmo. É deitar numa cama macia e confortável depois de anos dormindo no chão. Perdoar é o caminho mais seguro para quem deseja voltar a ser feliz. Quem deseja cura e libertação para sua vida precisa fazer do perdão  uma prática diária e permanente.  Perdoar é isso: soltar, libertar ( O livro do Perdão, Rocco.)

QUE SEU DIA SEJA PLENO DE PAZ E MUITAS ALEGRIAS!!!

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!