Viver, sonhar sempre com vitórias em nossas vidas, é o que nos motiva. Experiências porém, nos fazem observar, que nem todos conseguem; viver só em vitórias e conquistas, de sonhos realizados.
É fácil diagnosticar as derrotas, mas a vontade de Deus em nossas vidas influenciam . A Graça de Deus é abundante em nossa existência , e aparentemente, mesmo que pareçam desgraças em determinados momentos, sempre têm o objetivo de nos parar para refletir nossas caminhadas.
Muitas vezes a visão momentânea de uma situação , nos parece muito ruim, mas com o decorrer do tempo veremos, que a fase tão difícil; que enfrentamos em determinadas ocasiões , nos fez desenvolver outras habilidades . Desconhecidas até mesmo de nós! E mudar, o rumo de nossas vidas; cujo destino incerto ainda ; para uma vida de sucesso, e, cheia de experiências positivas.
Deus é perfeito! O amor abundante Dele por nós, só nos faz parar , em aparente sofrimento, se for para nosso crescimento como ser humano! Não, não é incongruência! (incompatível; absurdo!)
Difícil nestes momentos manter o pensamento em gratidão pela vida e, fé e esperança no futuro em coisas positivas. A frustração é fruto de uma expectativa não alcançada.
Quantos casamentos não dão certo, porque o companheiro (a) espera que o(a) outro (a) faça aquilo o que sonham ou sonharam , mas não respeitam o limite do que o outro pode oferecer. Ninguém muda alguém, a não ser a si mesmo. Se não mudarmos nossas expectativas em relação a realidade, vamos cobrar do outro ser , coisas que eles mesmos não perceberam serem falhos, ou não possuem condições de oferecerem melhor do que nos ofertam.
Na expectativa ilusória, sonhamos com um mundo perfeito! Perfeito, ninguém é, nem o mundo que vivemos. Criamos fantasias irreais do que está lá fora e esquecemos de observar o quanto de bençãos possuímos em nossas vidas e, muitas vezes, nem percebemos existir, a não ser, quando as perdemos. Em nossas raízes, está a nossa base de vida. Nosso lar; nossa família; quem conviveu conosco, e quantos gestos de amor recebemos ou não! Quando chegamos em alguma situação de destaque boa ou ruim, vamos nos manter fiéis aos nossos valores. Mesmo que tenhamos tido momentos ruins, ninguém chega na vida adulta, sem ter tido muito amparo de muitas pessoas. Amigos, professores, familiares, entre tantos! Vamos valorizar as coisas boas que nos fizeram chegar até aqui! A frustração , é o resultado dos obstáculos que a vida nos apresenta e que não podemos controlar. Porém , se quisermos superá-la , é necessário antes de tudo, identificar tudo o que nos incomoda na situação, por exemplo; se nosso objetivo é emagrecer e não conseguimos ; vamos estudar com carinho, sem maquiagens todas as nossas atitudes. Há endocrinologistas, que aconselham a se anotar tudo o que é ingerido, inclusive água e em horários e quantidades reais e depois de uma semana, observar com carinho, tudo o que foi feito. Só tendo uma visão real da situação, teremos melhores condições de encontrar o melhor caminho. Em muitas situações, vai se verificar que embora a dieta esteja correta, faltou exercício físico, horas de sono, etc…
Frustrações podem ocorrer no trabalho, na escola, durante a prática de algum hobby , ou ainda do estado psicológico. Aprenda a livrar-se delas. Evite pessoas tóxicas; as pessimistas, cínicas. Aprenda a dizer “não”! Nem todas as obrigações poderemos dar conta! Não vá dormir com celular ligado! Relaxe! Tente diminuir os ruídos que irritem ou distrai durante as rotinas do trabalho. Quando sonhar com algo, veja quem alcançou metas parecidas e o que foi necessário para isso. Se inspire, com bases sólidas de conhecimento.
É importante, especialmente na infância, que os pais, cuidadores e educadores, sejam capazes de perceber quando a criança está triste e quando se sente frustrada. Na vida adulta, essa distinção também é relevante. Isso porque, apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os dois sentimentos têm origens e consequências bastante distintas. Quando uma expectativa é frustrada, os sentimentos de tristeza levam a atitudes de mudança e a uma melhor adaptação do sujeito, que é completamente diferente dos casos de Depressão, por exemplo, em que a tristeza também é sintoma característico.
TENHA UM DIA ABENÇOADO!
(T.D.Rueda)