Expectativas
Pare de procurar preencher as expectativas alheias e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre no lugar do outro – lembre-se disso profundamente. Somente então você será capaz de ser realmente sincero para com seu ser interior. (OSHO)
Expressar os sentimentos
Condicionamos o amor às nossas expectativas. Vivemos uma vida tentando fazer com que outros se responsabilizem pelas nossas necessidades e , acabamos por acreditar, que estamos agindo corretamente. Quando entregamos nossa felicidade e esperanças para que nos complementem, deixamos de agir no que é preciso para nossa evolução. Um exemplo bem característico é a pessoa estar com saudades de alguém; não procura a pessoa referida e nem manifesta seus sentimentos. Quem tem fome é quem precisa se alimentar e não ficar esperando as migalhas que outrem possa oferecer. Pratique o que espera receber. Não espere que o outro adivinhe seus pensamentos e faça atitudes que estão só na sua cabeça.
Sempre comento com meus amigos a estória do bolo de chocolate. Um menino de onze anos, saia da escola e por ser sexta-feira tinha certeza que iria comer um bolo de chocolate de sobremesa, pois todas as sextas sua mãe fazia um. Ia para casa muito feliz. Almoçou e… para sua surpresa, não havia o tal bolo. Ficou furioso,;brigou com a mãe e como se diz simbolicamente , “chutou o balde”. A mãe, quis saber o que acontecera com ele na escola, que o deixou tão agitado e mal humorado. Ele reclamou que não tinha o bolo que queria saborear. A mãe, muito amorosa explicou que naquele dia estivera muito atarefada e não arrumou tempo para isso mas… ela o ensinaria a fazer e da próxima vez que ele quisesse um bolo, que ele mesmo o fizesse; para isso ela providenciaria o material e assim foi feito. Ela o ensinou a fazer o bolo naquele mesmo instante. O garoto aprendeu a lição. Não devemos cobrar do outro o que queremos para nós, quando somos capazes de resolver a situação. Era ele quem queria comer o bolo e não sua mãe.
Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que nos complemente. A insatisfação, o vazio interior, se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão. Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida um amor de verdade. Não temos poder para mudar ninguém. Cada qual, só muda quando estiver no nível de compreensão para a mudança. Quando somos infelizes, devemos observar
se não esperamos que alguém faça algo que está ao nosso alcance para ser feito. Quando estamos com fome o outro se alimentando não irá nos nutrir. Quando buscamos compreensão, o primeiro passo, é ser compreensivo. Nossas atitudes são frutos de nossas crenças. Agimos de acordo com elas. Cada atitude nossa movimenta as energias ao nosso redor e promove uma reação .Toda atitude nossa tem, portanto, uma resposta da vida. Quando modificamos nossas atitudes, para melhor, aquelas energias negativas que emitimos anteriormente são substituídas pelas novas e melhores de agora. Com esse critério, aquelas reações dolorosas que estavam programadas em nossa vida são modificadas. E assim, tudo ao nosso redor, se modifica para o melhor. (T.D.Rueda)
Alternativas
Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.(Osho)
“Muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”
(Dale Carnegie)
TENHA UM DIA MUITO FELIZ E ABENÇOADO!