• cataventodaalegria@gmail.com

Como se programar para ser feliz no novo ano? Há fórmulas para ser feliz?

Como se programar para ser feliz no novo ano? Há fórmulas para ser feliz?

   Ano começa, ano termina, mesmo fazendo planos e novas metas, não conseguimos muitas  vezes alcançar nossos objetivos. Por que uns conseguem? O que há de especial neles que outros que não conseguem possuem?     

 O planejamento , a determinação, um passo de cada vez, é muito importante no foco de nossos sonhos. O estudo de cada situação, os prós e contras de cada projeto, a avaliação dos erros do passado que não devem ser repetidos. Enfim a nossa experiência anterior e a experiência até de pessoas que nos cercam, ou que já relataram  em projetos semelhantes, não devem ser desprezadas. Ou seja, cada projeto deve ser meticulosamente avaliado para ser bem desenvolvido, como numa empresa, só que com uma diferença.; essa empresa é você.       

O estudo, o conhecimento, a evolução de sua cultura, são bases importantes, assim também como o cuidado com o templo sagrado que é seu corpo. A alimentação, higiene corporal, cuidados com a saúde de uma maneira geral, são tão importantes, tanto como a concretização de seus sonhos. Há pessoas que correm tanto atrás do sucesso pessoal, que quando o alcançam, ficam adoecidos e quase sempre não aproveitam de tudo que lutaram para usufruir.      

Quem vive conectado plenamente com sua sensibilidade e atentos aos pequenos detalhes que compõem a riqueza da vida, como os artistas, acabam por contatar a sabedoria divina que habita neles, sem que façam qualquer esforço neste sentido.      Expressam de modo simples e objetivo o segredo para se alcançar a felicidade, que nada mais é do que aceitar tudo o que possuímos e recebemos da vida, como um bem precioso. Ao invés de renegar o que a existência nos atribui, devíamos querer exatamente o que recebemos, desejar apenas o que está ao nosso alcance e vivenciar nossa idade cronológica de modo natural. Numa época em que muitos correm atrás da eterna beleza física, – como se somente ela simbolizasse o sentido da palavra juventude -, e se recusam a aceitar que o tempo passa, assumir a idade que se tem de modo sereno é uma conquista ao alcance somente daqueles que já alcançaram um grau considerável de consciência, e já não se deixam arrastar pelos apelos da massificação.

     O desejo é a fonte de toda a infelicidade, pois ele nos torna eternamente insatisfeitos com aquilo que possuímos, e leva-nos a criar um novo desejo tão logo alcançamos algo pelo qual tenhamos ansiado intensamente. Naturalmente isto acontece porque vivemos em função da mente, cuja principal característica é criar desejos, expectativas e metas a serem atingidas, e colocar a nossa chance de felicidade sempre no futuro. Enquanto corremos atrás de tudo aquilo que ainda não possuímos, o valor do que já está ao nosso alcance passa despercebido, na maior parte do tempo.

     Conquistar um estado de Ser espontâneo, autêntico e natural, é viver o momento presente de maneira total, focando-se naquilo que acontece nesse exato instante, ainda que nele estejamos sofrendo alguma dor ou tristeza. Vivenciar plenamente o agora é assumir essa tristeza, mas não se apegar a ela de modo patológico, ou enxergá-la como nossa única condição de vida.     

 É possível descobrir na tristeza e na dor uma nova consciência, a de que a existência é uma imensa colcha de retalhos, que vamos compondo com pedaços belos e outros nem tanto. Mas todos, juntos, formam um rico painel, composto não só de luz como de sombra. Sem qualquer um deles, o resultado não seria o mesmo e certamente ficaria incompleto, e nos impediria de compreender o real significado da palavra Todo.

     A  sua mente faz o seu passado, controlar o seu presente e o seu futuro.    

 Mas qual é o caminho?    

  Lembre-se: sempre que você tiver duas coisas, duas opções, escolha  com consciência e não com emoção. Assim, você criará a situação ideal para a meditação. Ou seja. Pense em cada atitude que tomar, avalie os reais valores, se é o que você quer realmente ou se é para ostentar?      

 Seja menos eficiente, porém mais criativo, verdadeiro. Deixe que esse seja o estímulo. Lembre-se constantemente de que você não está aqui na vida para se tornar uma mercadoria. Você não está aqui para se tornar objeto de consumo de alguem; isso seria pouco digno. Você não está aqui  só para se tornar cada vez mais eficiente!       

Você está aqui para se tornar cada vez mais evoluído no bem! Para se tornar cada vez mais inteligente de conhecimentos abrangentes ; você está aqui para se tornar cada vez mais feliz, extasiantemente feliz. Mas isso é totalmente diferente do que algumas  pessoas programam para as nossas vidas. O planejamento de nossas vidas, é de nossa tarefa. Que tal planejar o próximo ano com mais carinho?  Já agradeceu hoje  e se deu conta do tudo de bom que você  já possui? O que realmente é necessário acrescentar na sua vida?

Tenha um dia muito feliz e abençoado. Planejando seu futuro com amor e carinho, vivendo cada vez melhor no seu dia de HOJE, sendo cada vez melhor!

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!