O amor em nossas vidas, surge naturalmente e, quando estamos em desenvolvimento desse amor, passamos por diversas manifestações de sentimentos até depurá-los. Em primeira instância, queremos apenas receber amor. Gostamos de ser amados, perdoados, “carregados” dentro do coração do outro. Gostamos de receber elogios, ser aceitos de uma maneira em geral. Quando assim envolvidos, queremos mostrar o melhor de nós , mas quando não recebemos o amor esperado, nos frustramos. Nesse aspecto somos todos iguais e sofremos; sobretudo ,na adolescência,
“O amor é uma força natural que protege a vida e une os seres vivos. A união amorosa é o mais forte vínculo entre as pessoas. É o que torna as mais simples vivências cotidianas significativas. O vínculo amoroso leva à proteção da vida e à formação do casal, da família e dos grupos. Leva também à ligação com a humanidade, com os seres vivos, com a natureza, com o Universo e num sentido mais amplo com Deus. O ser humano é um ser social; a necessidade de sentir-se pertencente a algo é sempre muito importante! “ (Dimas Calegari)
“A traição à vida, ao casal, à família, aos grupos, entre outros, são exemplos de situações geradoras de culpa. Quando protegemos a vida, a família, o grupo, nos sentimos bons, amorosos e com direitos. …Na força amorosa existem três formas de conjugar o verbo amar: “Me ame” “Me amo” “Eu amo”
A maior parte das questões amorosas está ligada à confusão entre esses três momentos do verbo amar. Muitas vezes nos queixamos e dizemos que amamos e não somos correspondidos, quando na realidade se trata da frustração do desejo de ser amado, principalmente quando ainda não aprendemos a amar a nós mesmos. “ “O vínculo amoroso necessita do equilíbrio entre o dar e o receber. Se não nos amamos, o que temos para dar em troca do que recebemos? Quando a busca é de ser amada, a crença da pessoa pode ser traduzida por: “Eu necessito de amor como quando era criança” # Amor infantil- Nascemos necessitando de amor e assim passamos muitos anos de nossa vida. Com o desenvolvimento, aprendemos ou deveríamos aprender a amar a nós mesmos.” (Dimas Calegari)
Na adolescência, alguns jovens sentem -se com direito de julgar o mundo , enfrentando preocupações, na realização de projetos pessoais, pensando apenas em si .Há dificuldades em se doar ao próximo. buscando muitas vezes o falso amor. Amor que sempre espera retorno de algo. Costumam expressar seus afetos e gratidão com presentes. O Amar sem receber, amar por amar ainda não alcança a maioria nessa etapa de vida. Nos tempos modernos, um grande número de pessoas se voltou para essa realidade e descobriu o sentido da vida. Os bons pensamentos e as boas ações, são geradas por esse tipo de amor, e por outro lado, ele é gerado pelo sentimento de gratidão , do amor que recebemos de pessoas durante nossas existência e para retribuir esse carinho recebido também repartimos a essência do amor que existe dentro de nós. …
Amar alguém, significa praticar “ o amor que se dá”, é o primeiro passo para ser feliz. O sentimento de gratidão, nos torna mais dóceis e mesmo quando percorremos caminho difíceis, lembramos de que ninguém está só. Somos auxiliados muitas vezes por pessoas desconhecidas, mas nunca nos falta auxílio. Orar, agradecer, mesmo nos momentos de dor e sofrimento, nos faz recordar, o quanto somos amados, ou o quanto fomos. Ninguém chega em qualquer patamar da vida, sem o auxílio de alguém. Lembre-se sempre disso ( T.D. Rueda)
“Um jovem de família abastada, casou-se com uma jovem pobre e sem nome de família expressivo. Contrariada, a mãe do rapaz o deserdou e ele partiu para outras paragens para refazer sua vida.
Construiu seu lar sobre bases de honestidade e trabalho e repassou tais valores para sua filha. Morrendo muito jovem, deixou a viúva com poucos recursos. Ela, por sua vez, não se intimidou. Trabalhou e educou a filha. Certo dia, a avó as procurou , desejando ver a neta. Receosa, temia que a nora houvesse envenenado a menina contra ela. Qual não foi sua surpresa ao ser abraçada pela neta de oito anos, e ouvir da sua boca: "vovó, que bom que a senhora veio! Queria tanto lhe conhecer. Minha mãe sempre diz que a senhora é uma pessoa muito boa, como meu pai." Durante anos, a mãe simplesmente passara para a garota a lição do amor. Consciente de que as questões que diziam respeito a ela e seu marido não deveriam prosseguir no tempo. A lição de amor comoveu a velha avó, que retornou ao seu lar após a visita, para repensar a própria atitude. Você sabia? Os pais são responsáveis dos filhos? Assim, se eles vierem a falir, por culpa dos pais, estes terão que prestar contas a Deus. E você sabia que a maternidade e a paternidade são das missões mais grandiosas que Deus confia aos homens? Por isso vale a pena empregar todos os esforços para merecer a confiança do Criador. TENHA UM LINDO DIA ABENÇOADO E PLENO DE PAZ!