• cataventodaalegria@gmail.com

Afirmações positivas para pessoas que têm transtorno de pânico

Afirmações positivas para pessoas que têm transtorno de pânico

Auxiliam a cura. ( baseado em texto da Psicóloga Priscila Silveira)

  Afirmação é qualquer coisa que nós dizemos ou pensamos. Não nos damos conta disso, mas muitas vezes os nossos pensamentos são bastante negativos, seja a nosso próprio respeito, seja a respeito dos outros, das experiências que vivemos e do nosso futuro. Expressamos os nossos pensamentos em palavras, e se os pensamentos são negativos, as palavras também  serão.

Exemplos de pensamentos automáticos disfuncionais no transtorno de pânico:  “Meu coração disparou! Ele está batendo tão forte! Ai, meu Deus, vou ter um ataque !”  “Vou ter que entrar nessa loja cheia de gente…… acho que não vou conseguir…”.  “Isso é demais! Não aguento mais! Tenho que sair daqui antes que eu desmaie ou morra! ”Olha! não estou melhorando! Eu nunca serei O mesmo novamente”. “Nunca vou melhorar. O que tem de errado comigo, afinal?

São pensamentos que temos e frases que pronunciamos sem perceber o efeito negativo que exercem sobre nós. Mesmo que alguns pensamentos não sejam incorretos eles são inúteis e improdutivos e só fazem com que nos sintamos pior. Tomemos consciência dos nossos pensamentos e palavras limitantes para trocá-los por pensamentos mais funcionais; que saibamos escolher palavras que irão ajudar a criar algo que nós queremos e não a nos manter em sofrimento. Uma afirmação positiva te dá mais ânimo, te motiva; ela é o ponto de partida do caminho para a mudança. É como se dissesse ao seu inconsciente:  “Assumo a responsabilidade por me sentir melhor. Estou disposto(a) assumir as mudanças necessárias para viver melhor. Estou consciente de que posso fazer algo para mudar”.  Cada pensamento que temos ou cada palavra que pronunciamos é uma afirmação. “As afirmações expressam as crenças a respeito de nós e do mundo, que vão sendo construídas desde a infância.”

As nossas crenças são capazes de nos fazer felizes, mas também podem limitar a nossa possibilidade de criarmos as coisas que dizemos desejar. O que nós queremos e aquilo que acreditamos merecer podem não ser a mesma coisa. É preciso estar atento aos pensamentos e às palavras que expressamos para começar a abrir mão daqueles que criam as experiências que não desejamos para as nossas vidas. O que pensamos acabamos produzindo. Por isso propomos que você comece a mudar a sua realidade mudando seus pensamentos e também os seus comportamentos. Mesmo que os seus pensamentos continuem a te dizer que você não é capaz, você pode se comportar como se fosse. Quero dizer com isso que é possível se comportar de forma diferente do que você sente e pensa. Não espere conseguir mudar seu pensamento para então mudar seu comportamento, mas podemos procurar alterar os dois ao mesmo tempo.  Dessa forma, você pode procurar enfrentar uma situação social mesmo que seu pensamento continue afirmando que você não é capaz..   Escolha algumas afirmações positivas para repetir a você mesmo diariamente. Se você quer mudar o seu estado de humor é preciso mudar seus pensamentos.

Pensamentos podem se tornar hábitos bons ou prejudiciais para nós. Este tratamento objetiva te deixar mais consciente desses pensamentos para que você possa alterá-los e criar o hábito de ter pensamentos que te beneficiem. Pela repetição de afirmações positivas você aprenderá a ter pensamentos que te dirijam para os seus objetivos. No início é mais difícil, e você pode até se censurar achando que é um processo ridículo e irreal. Mas vença a resistência e insista. Nós aprendemos pela repetição. De tanto repetir a informação ela se torna parte de nosso inconsciente de modo que não precisamos mais nos esforçar para ter aqueles pensamentos. Eles já se tornam parte de nós e nos guiam para os nossos propósitos.

Enquanto estiver começando, é preferível manter esses pensamentos somente para você até ter alcançado os resultados desejados. Aí você poderá falar deles sem se preocupar com a opinião do outro porque já vivenciou seus benefícios e não precisará provar nada a ninguém. Não se culpe ou se martirize se perceber que tem muitos pensamentos negativos irracionais durante o dia. Primeiro os aceite deixe que eles entrem, mas depois aos poucos de forma paciente e persistente procure corrigi-los. Nesse momento, trate a sua mente como se fosse uma criança pequena que está sendo educada por pais amorosos. Aceite que ela ainda não sabe, que ainda está aprendendo e tenha paciência e explicar várias vezes das mais variadas formas. Até que com essa repetição ela passe a se apropriar da informação e a tomar como sua. Escolha algumas declarações positivas abaixo. Se quiser pode criar suas próprias afirmações: “Decido ter pensamentos que me incentivem a melhorar”. “Mesmo estando ansioso continuo  desempenhando as minhas atividades”.“A ansiedade pode ser desconfortável, mas não é perigosa”.“Estou livre para ir e vir”.  “Já sei que ninguém morre devido a um ataque de pânico”.

 “Já passei por isso outras vezes e depois fiquei bem”.“Se passar por isso novamente sei que ficarei bem”.

TENHA UM DIA PLENO DE PAZ E ALEGRIAS! UM DIA MUITO ABENÇOADO!

Editor - G.D. Rueda

Desenvolvedor de sistemas, palhaço, DJ, palhaço hospitalar, administrador do site e integrante do grupo Cata-Vento da Alegria.

Deixe o seu comentário.

* Os dois emails devem ser iguais, para enviar o comentario !!!