A Mágoa que acalentamos pode gerar desarmonia em nossa saúde física e mental
Quando uma pessoa vai se submeter a um procedimento cirúrgico, o medo mais comum é o da infecção hospitalar. Por isso há o tratamento adequado para cada tipo de ferida cirúrgica. Uma infecção enfraquece o organismo, dificultando a recuperação.
Estas feridas são visíveis mas, há feridas que não são vistas e que também existem dentro de nós;- as feridas da alma; onde a mágoa, é uma delas. Quando diante de uma contrariedade, uma negação ou culpa, pessoas que foram feridas por quem amava , confiava ou era muito conceituado por ela, vai deixando o sentimento de mágoa entrar e se instalar aos poucos dentro de si. Alimentando esse sentimento com vibrações de tristeza e de recordações constantes da mesma situação, arraigando dentro de si cada vez mais esse rancor, gerando até desequilíbrios orgânicos, enfraquecendo os bons pensamentos, como uma infecção de alma.
Quem não se magoa? Diante de uma contrariedade, de uma negação, caímos dentro de um terreno muito perigoso. A mágoa tem relação muito forte com algumas enfermidades entre as mais comuns, a depressão e o câncer como também de vinganças tão destrutivas para si e para o outro. Há pessoas que se magoam com elas mesmas, quando sentem culpa. Pessoas há, que sentem mágoa de Deus , achando ser ele a causa de seus sofrimentos, mesmo que eles tenham criado as situações difíceis em que se encontram. Um exemplo: há pessoas que gastam além de seus limites e, quando sentem dificuldade para pagar o que é devido, acha que Deus é injusto, porque alguns não passam dificuldades financeiras .
Durante o dia, muitos fatores nos levam a diversas atitudes mentais. Entre elas a mágoa. Nossa saúde começa sempre em atitudes morais, intelectuais e nos equilíbrios ou desequilíbrios que utilizamos em nossas vidas. A mágoa, gera uma síndrome alarmante, gerando enfermidades físicas e psíquicas, podendo ser comparada como ferrugem, em nosso organismo. Ela corrói, enfraquece nossas defesas celulares.
A mágoa se instala nos redutos do orgulho ferido; quando somos contrariados. O processo de culpa é muito próximo a isso. “Não atendeu a minha expectativa, eu me deixo magoar. A minha expectativa não sendo atendida, eu entro num processo de desvalorização pessoal, baixa estima… entrando na depressão. O egocentrismo . O pranto , pode aliviar algumas mágoas ou perdas, para a compreensão de algumas ofensas.
Quando alguém te humilha, procurando magoar e diminuir, comece a tentar entender porque o outro precisou ofender para ficar bem. A prece, nos auxilia a nos fortalecer. A oração ajuda a conquistarmos a nossa serenidade. Quando nos magoamos muitas vezes desejamos a vingança . Quando vemos aquele que nos magoou em sofrimento, muitas vezes ficamos felizes por isso. Não alimentar a mágoa, não deixar crescer as raízes da amargura em nossas vidas, nos trará uma vida bem mais saudável e feliz.
. Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mágoa por menor que seja, se alimentada, estraga toda a nossa vida se não for cuidada com o devido carinho, para ser removida. Cada um só oferece aquilo que está na sua possibilidade de entendimento. Aquele que magoa, não aprendeu ainda a lei do amor… fazendo apenas o que gostaria de receber, se colocando no lugar do outro.(T.D.Rueda)