Provérbio Árabe: Não diga tudo o que sabes; não faças tudo o que podes; não acredite em tudo que ouves; não gaste tudo o que tens
Porque: Quem diz tudo o que sabe, quem faz tudo o que pode, quem acredita em tudo o que ouve, quem gasta tudo o que tem; muitas vezes diz o que não convém, faz o que não deve, julga o que não vê, gasta o que não pode.
Estacas Mentais (Autor desconhecido) – Uma caravana de camelos atravessava o deserto. Chegou a hora do descanso e o cameleiro preparava-se, como habitualmente, para prender os camelos às estacas, quando verificou que faltava uma estaca. Não sabendo como resolver o problema, perguntou ao mestre da caravana:
– Mestre, falta uma estaca para um camelo. Como fazer?
– Não terás problema. Eles estão tão habituados a ficar presos que, se tu fingires que atas o camelo com a corda, ele pensará que está preso e nem sequer tentará sair do lugar. O cameleiro assim o fez e o camelo ali ficou, toda a noite. No dia seguinte, quando se preparavam para partir, o mesmo camelo simplesmente recusou-se a sair do lugar, mesmo quando o cameleiro o puxava com toda a força. Sem saber que atitude tomar, dirigiu-se de novo ao mestre, contando-lhe o sucedido. – Homem! – respondeu-lhe o mestre – Que fizeste ontem? Não fingiste que o ataste à estaca? Então, faz o mesmo hoje. Finge que o desamarra.
O camelo, mal o cameleiro fingiu que o desatava da estaca imaginária, recomeçou a caminhada.
Moral da história: Muitas vezes não avançamos devido às nossas “estacas mentais”. Por acreditarmos em certas regras pré-estabelecidas e obedecidas por nossa mente. Nos acomodamos simplesmente, por que permitimos que alguém amarre as nossas rédeas quando e como bem entendem. Porque chegamos num estágio de acomodação muito grande, ao qual nos impede de pensarmos por nossa própria conta, por achar trabalhoso demais. É uma questão de interesse, comprometimento consigo mesmo. É preciso levantar a cabeça e olhar a paisagem a sua volta… permitir que sua caminhada seja mais longa ou mais curta mas que seja a sua decisão.
Nunca desista. Mas, às vezes, pare de insistir…
Os pensamentos são muitos e estão sempre em movimento. A vontade de desistir se apresenta sem muitas explicações. Ela simplesmente chega e se instala. Ainda bem que é possível se impor e dar continuidade. Pessoas persistentes não trabalham com a hipótese da desistência. Seguem adiante, independente do que possam enfrentar. Sonhar, planejar e fazer acontecer…
Se a decisão está tomada, é necessário equacionar o tempo. Porém, deixar de insistir pode ser uma atitude razoável, quando naquele momento tudo está muito complicado para acontecer o que planejamos.. Não são poucos os que aumentam a fila dos insistentes. A cada instante retomam o tema, sofrem, se desesperam. Cada coisa acontece no tempo certo. Apressar alguns ciclos nem sempre dá bons resultados. A vida parece ter uma certa dinâmica, onde os fatos vão se sucedendo. O excesso de insistência pode ocasionar retrocesso. De fato, a insistência, em demasia, não faz bem. Quando a paciência acompanha a jornada, o objetivo vai iluminando o caminho. Dar tempo ao tempo não é acomodação, mas atenção continuada. A pressa desconcentra e compromete os resultados.
O objetivo está delimitado. As energias são suficientes. Então, continuar avançando é motivo de alegria. A meta será alcançada. Não há necessidade de emocionalizar (racionalizar). No tempo certo, tudo acontecerá. Um investimento no autocontrole ajudará para amenizar os impactos do cotidiano. Quando se para de insistir, a serenidade se instala e a paz ocupa seu devido lugar. Pessoas excessivamente insistentes acabam sozinhas.
O interessante é encaminhar e depois dar tempo ao tempo. Saber esperar é saber viver. Menos velocidade no que se busca, pode aumentar a qualidade dos resultados. Bênçãos! Paz e Bem! Santa Alegria! Abraços! (Jaime Bettega)
TENHA UM LINDO DIA FELIZ E ABENÇOADO!!!
2 thoughts on “Estacas Mentais”
KarinaPosted on 7:34 am - maio 24, 2021
Mensagem para reflexão
KarinaPosted on 7:35 am - maio 24, 2021
Leia e pense