Demonstramos aquilo que vai dentro de nossa alma, quando usamos o dom da fala; tanto para agradar quanto para ferir as outras pessoas e não dimensionamos muitas das vezes o efeito causado por aquilo que dissemos. Assim, poderemos afetar nossos relacionamentos, o bem estar e a convivência; quando nos equivocamos e achamos que a razão está conosco, não aceitando pelo menos “ouvir” com carinho as ideias do outro.
O auto controle das emoções, faz passar nossos pensamentos de uma forma mais objetiva, enquanto quando nos descontrolamos, pela ira ou pela empolgação, poderemos criar conflitos. Nosso timbre vocal, os gestos que acompanham nossa fala, reforçam aquilo que queremos demonstrar. Não devemos falar quando estamos fora do equilíbrio emocional.
É um momento que além de gerar problemas na maioria das vezes, deixam marcas na alma e algumas vezes , muita dor, mágoa ou sentimentos difíceis de “digerir”. O silêncio, a prece, para nos equilibrar, aguardar a raiva passar, será o melhor momento do diálogo, para que tudo se esclareça ou se ajuste.
Muitos pais, sem a consciência de quanto são importantes na vida de seus filhos, ao esquecerem de tecer um elogio em momentos de destaque da vida do mesmo, orientar quando solicitados, amparar quando carentes, vão deixando impregnados traumas ou fortalecendo o ser humano interiormente ao passar dos anos. Fale sempre que sentir ser importante; demonstre suas emoções.
Quantas vezes por medo de ferir o outro, nos magoamos , tornando nossa caminhada mais difícil, na decisão de falar um sim ou um não. Agradecer quando estamos nos sentindo gratos; elogiar com palavras as atitudes que achamos bonitas, valorizar quem nos cerca, expressando nossos melhores sentimentos , marcam no nosso livro da vida a nossa caminhada demonstrando estarmos tentando viver de uma forma positiva e em paz.
Há pessoas que não conseguem se expressar. Neste caso, a ajuda de algum especialista, seria uma solução. Pois isso gera dentro do ser humano muita angustia e frustração, porque pela falta de diálogo, a convivência fica muito dificultosa.
A mentira… destrói vidas e marca sempre sofrimentos . Aquele que mente para vencer, já é um derrotado.
Os antigos diziam:- Suba ao alto de uma montanha e solte um saco cheio de penas. Depois de uns dias, volte lá e recolha todas e encha novamente o mesmo saco. Será constatado o quanto das penas deixarão de serem encontradas. Assim são as palavras.
Depois de proferidas;, não as podemos engolir e se não forem pensadas… gerarão consequências boas ou ruins. Depois de soltas ao vento, seguirão livremente seu caminho e impossíveis de serem recolhidas.
“Quem conta um conto aumenta um ponto” é um ditado antigo e sábio ! Da mesma forma a brincadeira do “Telefone sem fio” demonstra exatamente como isso acontece. Mais uma reflexão para se pensar antes de se colocar para fora aquilo que se passa em seus pensamentos íntimos.
Não economize palavras de bondade, de solidariedade. Divulgue as boas atitudes, boas ideias para resolução de problemas. Repasse seus conhecimentos positivos. Que através de suas palavras, a vida interior daqueles que te cercam seja mais abençoada. Assim como também ouça o seu próximo. FALE SÓ O NECESSÁRIO. Pessoas há, que falam mais do que ouvem.
Os antigos em sua sabedoria de simplicidade já diziam:- “Boca só é uma e ouvidos são dois. Um para jogar fora o que não nos serve e outro para guardar o que nos faz bem . Boca só é uma para; se Ouvir mais e Falar menos! “Não se importe com o que falem de ti! Siga teus passos fazendo o teu melhor com amor e alegria.
Deus se encarregará de conduzir o teu caminho e o daqueles que através da palavra tentam te destruir. A semeadura é aleatória, mas a colheita é obrigatória! Quem plantou o bem colherá o bem em dobro e da mesma forma quem plantou o mal ,a colheita será duplicada!” Pense nisso! ( T.D.Rueda)
TENHA UM LINDO DIA FELIZ E ABENÇOADO!!!