Era um dia festivo e toda a família saiu junto para comemorar a data. O filho mais velho havia acabado de se formar e estavam todos felizes para comemorar o evento.
O menu demorou um pouco para ser entregue porque o restaurante estava muito cheio e enquanto aguardavam o atendimento devido, o chefe de família, reparou que havia um painel piscando por detrás do balcão, que sua esposa olhava fixamente. Começou enquanto aguardavam, a reclamar de tudo que havia se passado naquele ano, de todo esforço que havia feito para chegar até ali, que não era fácil manter dinheiro para comer fora…, que não era fácil formar um filho, que teve cliente que não havia pago o serviço que ele executara com todo carinho… e ao perceber que sua esposa não respondia e que seus filhos ficaram em silêncio, se incomodou e disse para a esposa; o que você vê tanto nesse painel luminoso? Ele nem está bem cuidado, está com uma das pequenas lâmpadas queimadas. Aqui eles não devem cuidar das coisas direito. E com essa demora para nos atender… será que a comida é de boa qualidade?
O filho recém formado responde para o Pai. A comida aqui é maravilhosa ! Almocei aqui todos os dias que pude com meus melhores amigos. Me traz boas lembranças!
O garçom trouxe o menu e enquanto todos escolhiam algo, o nosso chefe de família, reclamava, reclamava… De repente, parou de falar e observou que ninguém prestava atenção no que dizia, nem mesmo a sua esposa. Sim nem ela estava interessada em sua conversa. Também olhou na direção do olhar dela e meio de forma mecânica comentou. Você continua olhando para o luminoso. Você não vai consertar a lâmpada que queimou. Isso é tarefa do zelador desse restaurante!
É verdade , respondeu a mulher. Há uma lâmpada queimada tão pequenina, que eu a estava procurando até agora para poder enxerga-la. E você conseguiu vê-la porque está pessimista, meu amor. Nem conseguiu perceber a beleza de todas as outras lâmpadas, que numa sincronia perfeita, com seus coloridos alegres e brilhantes acendem e apagam iluminando uma boa parte deste pequeno restaurante, dando uma riqueza no ambiente. Assim também, com a nossa vida. Tivemos um ano de trabalho abençoado e nada nos faltou. Apenas um de seus clientes que por motivo de saúde de sua esposa ainda não pode te pagar, você reclama dos prejuízos, que foram quase nulos diante de seus lucros. Temos uma família saudável, podemos estar aqui comemorando a formatura, primeira conquista profissional de nosso filho mais velho, ainda outras virão dos nossos outros filhos, e você se prende a uma única lâmpada que de tão pequenina não faz falta ao brilho do ambiente!
Para refletir:- Quantos se dizem infelizes porque não conseguem enxergar a beleza de que estão cercados? Muitos nem aproveitam momentos marcantes e abençoados, se preocupando com coisas irrelevantes? Vamos pensar nisso e enxergar melhor as lâmpadas que brilham e trazem a luz ao nosso caminho e vamos observar melhor o bem ao nosso redor. Saindo da infelicidade que apenas existe dentro de nós.