A conscientização de si mesmo, a fim de que a a saúde seja adquirida é necessária na maneira de ser de cada um. Vícios, atitudes negativas, expectativas em excesso, são espaços para que a doença se instale em nosso organismo. Permite-se, desse modo, a raiva, o ciúme, a queixa, a ansiedade, caindo em depressões injustificáveis que são as portas de acesso a enfermidades variadas. São sinais de alarme: – falta de atitude. A dificuldade em reagir diante de situações, que precisam ser solucionadas, a dificuldade em conciliar o sono por pensamentos incomodativos, dificuldades em expressar sentimentos, tais como abraçar alguém querido, conversar o que incomoda; não conseguir dialogar; sentir-se inferior diante dos amigos, ou das pessoas que o cercam; ser incapaz de reagir quando agredido ; isso caracteriza uma predisposição às doenças.
A aceitação de todas as circunstâncias ruins como naturais é um bloqueio da consciência que entorpecida, gera a infelicidade. Somos livres e podemos escolher entre a saúde ou a doença. Podemos para isso ter a opção de ser feliz. O treinamento de novas maneiras de pensar, baseados na ordem, no bem geral, na superação das próprias possibilidades, criará automatismos e reflexos que trabalharão pela sua harmonia e saúde. É necessário assumir o controle de si mesmo, o que equivale dizer, à conscientização, esse estágio superior no qual a emoção conduz a sensação. Infinitas mensagens são dirigidas da mente ao corpo, produzindo hábitos que se enraizarão, substituindo aqueles que geram desarmonia e doença. Pode parecer difícil sair de uma situação desgastante para outra agradável. E é, realmente. No entanto, toda aprendizagem exige a repetição da experiência até a sua fixação em definitivo. Do mesmo modo, a aquisição de valores e padrões de felicidade vai além do simples querer, para adentrar os caminhos do conseguir.
Não há entre nós quem não deseje ter uma vida plena, realizada e de satisfação. Todos investimos nossos esforços, nosso tempo e nossa energia a fim de termos uma vida saudável. Para se viver em plenitude, faz-se necessário que cuidemos de nossa vida em todos os seus aspectos. Buscando isso, não são poucos aqueles que dedicam horas aos cuidados do corpo. Dietas balanceadas, exercícios físicos variados, horas de sono reparador e tantos outros cuidados visando a manutenção do corpo físico. Existem os que, percebendo que não somos somente um corpo físico, mas também um ser intelectual, buscam investir nas coisas da mente. São aqueles que estão sempre a exercitar o intelecto, seja através do hábito da leitura, seja frequentando cursos de atualização profissional ou pessoal, tudo com a finalidade de não deixar a mente “enferrujar”.
É verdade que cuidar do corpo assim como cuidar da mente, são atitudes sensatas, pois reflete em nós mesmos e na nossa saúde o bom ou mau uso que fazemos da instrumentalidade que nos foi dada por Deus.
Porém, poucos de nós lembramos que, além do corpo e da mente, somos ainda seres emocionais. E, portanto, devemos também cuidar de nossas emoções a fim de termos saúde. Quantas vezes já paramos para analisar quais as emoções que trazemos na alma? Quantas vezes nos perguntamos se as emoções que cultivamos são saudáveis ou são nocivas? Quanto poderá nos fazer mal carregar um sentimento de raiva ou ressentimento por alguém? E se carregamos a mágoa por uma situação mal resolvida, isso não nos fará mal?
Todas as vezes que percebemos que nossa alimentação está inadequada, antes de adoecermos, a modificamos. Cortamos o excesso de gordura ou açúcar, diminuímos o sal. com as emoções, devemos agir da mesma forma. Toda vez que nos deparamos com sentimentos que nos fazem mal, que nos prejudicam, é necessário o mesmo esforço, a fim de que sejamos plenamente felizes. Se alimentamos mágoa por alguém, por que não exercitar a compreensão, tentando colocar-se no lugar de quem nos magoou, buscando entender suas razões?
Se o nosso problema está no ressentimento, na vingança, o antídoto melhor será o do perdão, que nos fará desvincular da emoção negativa, entendendo o problema de uma maneira mais fácil. Se desejamos a felicidade plena, não podemos esquecer que os mesmos investimentos feitos para a saúde do corpo e do intelecto, devem ser feitos para a saúde emocional.
Experimentemos analisar com cuidado, ao final de cada dia, quais os sentimentos que povoaram nosso coração , da hora que acordamos até aquele momento… Porém, se em algum dia encontrarmos a raiva, a inveja, o desejo de vingança, analisemos com cuidado suas origens e busquemos, com tranquilidade, substituí-los, a fim de que a saúde se faça em nós, no corpo, na mente e no coração.
Você já pensou que o maior número de nós nasce com um corpo perfeito e saudável? Você já pensou na perfeição que é o corpo humano? E, no entanto, vemos incontáveis números de pessoas, que, muito antes de atingir a terceira idade, tornam-se presas a grande número de doenças. Não raras vezes , tais doenças atrapalham o desempenho profissional, afetam a vida familiar e consomem horas em consultórios, laboratórios e hospitais.
É certo que, muitas vezes, a doença nos ensina várias lições, pois através da dor , também valorizamos a vida; repensamos nossas atitudes. Porém, poucas são as pessoas que aproveitam essa oportunidade. E se valorizássemos mais a saúde? Será que não estaríamos cuidando desse maravilhoso instrumento que é nosso corpo? Desde a Grécia Antiga, Hipócrates introduziu a idéia de que o corpo e a mente atuam em conjunto, e que o corpo sofre influência da mente. Essa visão vem crescendo entre várias correntes da medicina.
Hoje, todos sabemos que muitas doenças são causadas por hábitos de vida errados como alimentação desregrada, sedentarismo e vícios. E se, ao lado do tratamento médico, buscássemos sempre uma mudança nessa atitude, ou naquele sentimento que reconhecemos estar sendo prejudicial? Por certo o medicamento fará melhor efeito, com maior rapidez. Não é uma tarefa impossível, mas exige vontade e disciplina, necessários para o verdadeiro autoconhecimento, a fim de manter saudável esse instrumento precioso, que é nosso corpo. (Baseado“livro Momentos de consciência” Joanna de Ângelis)
TENHA UM DIA MUITO FELIZ E ABENÇOADO HOJE E SEMPRE!!!