Quando um pai e mãe , geram um filho , não há no coração de nenhum deles a pretensão de que essa criança se saia mal na vida. Todo progenitor normal, ambiciona o que há de melhor para seu filho. Porém, somos donos de nossas atitudes e ações; até determinada época poderemos ser comandados ou conduzidos; educados e direcionados; até termos o amadurecimento necessário para cuidar de nós mesmos e nos conduzirmos diante da vida. Se é compreensível lastimar as condições de um mendigo; é da mesma forma compreender, que se há tanta penúria ; deveremos pensar que não pode também existir o desperdício, que poderia alimentar um faminto. Valores que recebemos em nossa educação. Era melhor não vermos tantas crianças em abandono, tantos sem lares, e saber que há pessoas que não sabem o valor que há em ter uma família e um lugar seguro, que o protege do sol; da chuva; do vento; do desamparo.
Agradecemos nós que tivemos o benefício do amparo de um lar, um pai, uma mãe que dedicaram seu afeto e se esforçaram em nos proporcionar a educação que temos no dia de hoje.
Deus permitiu que em nosso nascimento , fossemos pequeninos e frágeis; para recebermos carinho e atenção de nossos pais. Mesmo que alguns reneguem essa tarefa; a maioria assume e faz de sua caminhada, a construção de uma família feliz e abençoada, ensinando o amor; oferecendo a cultura escolar e familiar, a fé! A semente do lar, quando bem formado, vai esparramar ao seu redor, um mundo melhor.
Abençoados sejam os pais que receberam um pequeno ser em seu lar e o transformou em um ente querido do bem! Quantos tentam sem conseguir, porque não é fácil passar bons valores para serem assimilados, quando há tantos exemplos ao nosso redor incompatíveis, com nossa realidade. É muito mais fácil dizer um SIM, para atitudes equivocadas ; do que dizer um NÃO para impor limites necessários.
A arte de educar, fortalece o educador e o educando quando feita na base do amor e carinho. O SIM, no momento pode parecer mais fácil ; até que comece a gerar consequências. O NÃO; Exige argumentos muitas vezes extenuantes; reflexões; conjuntas; exemplos! CANSA! Mas ao longo da jornada da vida aparecem os bons resultados!
Pai que educa AMA! E isso fica marcado no coração de cada filho!