Olá! Leiam com atenção estes fatos pois são verídicos!
Um presidente de uma grande organização, ligou para seu diretor e foi direto;
-Sabe da Raquel? Vai lá agora e a mande embora! O diretor respondeu surpreso; – Por que presidente?
-Porque eu não gosto dela!disse o presidente. -Mande embora agora!
O diretor contrariou as ordens do presidente. Afinal, não achou correto demitir uma pessoa por uma razão tão banal! Algum tempo depois, foi o diretor quem foi demitido.
Diga-me então , quem estava correto nesta situação? Eu diria então que ambos estavam corretos em suas posições. O presidente, líder máximo na organização, tinha autoridade para impor tal vontade. O diretor por sua vez, não encontrou justificativa plausível para demitir um membro de sua equipe! Aliás, a considerava a melhor profissional, entre todos . Eis aqui um exemplo de conflito resolvido pelo chavão
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo!”
Passados alguns anos,o diretor se fez a seguinte pergunta:- valeu a pena o que fiz?
Nos anos setenta, um petroleiro brasileiro, deparou com um barco à deriva em alto mar. Era um daqueles barcos cheios de refugiados da guerra do Vietnã; o comandante do navio, comovido pela situação, desesperadora das pessoas, decidiu resgatar todos que estavam na embarcação. Os sobreviventes, estavam famintos, há quatro dias sem comer e, já não tinham mais água para beber; porém, todos foram salvos, graças à atitude humanitária do comandante do navio; pois no dia seguinte, um ciclone varreu a região! Na volta para casa, este mesmo comandante foi demitido! Na verdade, ele havia descumprido, ordens da empresa! Era proibido ajudar refugiados em alto mar!
Quem estava certo nesta situação?:- Ambos estavam corretos, em suas posições. A empresa, seguia ordens do governo, e o comandante, não podia fechar os olhos para tanto sofrimento em alto mar. Conflitos como estes, não são incomuns no ambiente de trabalho.Somos todos chamados muitas vezes a tomar decisões, que instigam (convencem) nossos valores. As decisões tomadas nestes dois casos,possuem um ponto em comum.“ Conflito de Valores” Ou seja, os valores pessoais, falaram mais alto, do que os valores corporativos!Seja no escritório, seja em casa, nos deparamos constantemente, com situações de conflitos.Ao contrario do que muitos pensam, equipes formadas com profissionais de alto nível,são terrenos férteis para conflito. A mediocridade das pessoas em uma organização, geram sentimento de paz mentiroso. Neste caso, a falta de conflito, não se dá pelo bom ambiente de trabalho; mas pela acomodação das valas dos comuns. Seja qual for o caso, nada substitui o caso onde o diálogo franco prevalece. Porém, vai aí um alerta; seja em um escritório, seja em alto mar; nunca abra mão, de seus valores pessoais; não existe pior conflito, do que aquele que acontece dentro de você.
Quanto ao comandante do navio? Está muito bem; recentemente foi homenageado pelos sobreviventes que hoje todos moram no Brasil, com filhos e netos brasileiros, e o diretor… É este quem escreve!
Prof.Alexandre Freire(Mestre em administração de empresas e especialista em gestão de marketing e serviços.)