“Manual para uma vida saudável” – Paulo André Chenso é medico e professor em Londrina, aqui no BRASIL, e criou um manual para a vida para se ler e por em prática.
Na saúde – Beba muita água; coma mais o que nascer em árvore e plantas. Viva com os três Es; Energia, entusiasmo e empatia. Arranje trinta minutos por dia para ORAR sozinho. Faça atividades que ative seu cérebro. Leia mais livros.
Sente-se em silêncio, pelo menos dez vezes ao dia.. Durma por período em média oito horas. Faça caminhadas de vinte a sessenta minutos por dia. Enquanto caminhar, cultive pensamentos felizes.
Na personalidade – Não compare sua vida com a dos outros. Não tenha pensamentos negativos. Não se exceda em nada. Não leve tudo demasiadamente a sério. Não desperdice a sua energia com comentários da vida alheia. Sonhe mais. Aprenda a sentir gratidão pelo que possui, não cultivando a inveja.
A vida é curta demais. Não perca tempo, vivendo mágoas do que passou. Esqueça questões de conflito do passado. Perdoe. Viva em paz no seu presente. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você.
A vida é um aprendizado constante. Não queira repetir sempre os mesmos erros. Sorria, dê gargalhadas; tenha prazer no que faz. Não necessite ganhar todas as discussões, ou sair vitorioso em todas as situações. Perder às vezes, é ganhar experiências e conhecimentos. Saiba perder.
Na sociedade – Conviva mais com sua família. De algo de bom, de si para os outros, sempre que possível. Perdoe a todos por tudo. Arrume um tempinho para conviver com pessoas com mais de setenta e menos de seis anos de idade. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia. Não se importe com que os outros pensam de você. O seu trabalho não tomará conta de você SE ADOECER. Não se estresse.
No seu dia a dia – Faça sempre o que é correto, mesmo que tudo te estimule ao erro. Desfaça-se daquilo que não te for mais útil. Lembre-se o tempo cura todas as dores de alma. Por pior ou melhor que a situação esteja, tudo vai mudar. Tudo vai passar. Porém o melhor, sempre está por vir.
ACEITAÇÃO
Agradeça a cada amanhecer! Mantenha seu coração sempre feliz! Quando precisamos aceitar uma circunstância que não foi planejada, o primeiro impulso que temos é o de ser resistente à nova situação. É difícil aceitar as perdas materiais ou afetivas, a dificuldade financeira, a doença, a humilhação, as traições. A nossa tendência natural é resistir e combater tudo o que nos contraria e que nos gera sofrimento. Agindo assim, estaremos prolongando a situação. Resistir nos mantém presos ao problema, muitas vezes perpetuando-o e tornando tudo mais complicado e pesado.
Em outras ocasiões, nossa reação é a de negação do problema e, por vezes, nos entregamos a desequilíbrios emocionais como revolta, tristeza, culpa e indignação. Todas essas reações são destrutivas e desagregadoras. Quando não aceitamos, nos tornamos amargos e insatisfeitos
. Esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades e nos impedem de enxergar as soluções. Pode parecer que quando nos resignamos diante de uma situação difícil, estamos desistindo de lutar e sendo fracos. Mas não. Apenas significa que entendemos que a existência terrestre tem uma finalidade e que a vida é regida pela lei de ação e reação; que a luta deve ser encarada com serenidade e fé.
Na verdade, se tivermos a verdadeira intenção de enfrentar com equilíbrio e sensatez as grandes mudanças que a vida nos apresenta, devemos começar admitindo a nova situação. A aceitação é um ato de força interior que desconhecemos. Ela vem acompanhada de sabedoria e humildade, e nos impulsiona para a luta. É detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar. Existem inúmeras situações na vida que não estão sob o nosso controle. Resta-nos então acatá-las. É fundamental entender que esse posicionamento não significa desistir, mas sim manter-se lúcido e otimista no momento necessário.
No instante em que aceitamos, apaga-se a ilusão de situações que foram criadas por nós mesmos e as soluções surgem naturalmente. Aceitar é exercitar a fé. É expandir a consciência para encontrar respostas, soluções e alívio. É manter uma atitude saudável diante da vida. É
nos entregarmos confiantes ao que a vida tem a nos oferecer.
“ Aprendi a fazer silêncio com os faladores; a tolerância com os intolerantes; a bondade com os maldosos. E por estranho que pareça, sou grato a esses professores. ( Khalil Gibran)”
TENHA UM DIA PLENO DE PAZ E ALEGRIAS, CERCADO DE MUITO AMOR!