A Culpa e o Perdão

T.D.Rueda



Quando aprendemos a nos perdoar e a perdoar aqueles que nos feriram, sentimos uma nova energia de vida. A prática do perdão, nos liberta emocionalmente do passado, abrindo novas expectativas para o futuro!
O que é o perdão? É proporcionar a quem nos magoou , ou nos feriu de alguma maneira, a oportunidade do arrependimento, da corrigenda e trazer para nossa alma, alivio de mágoa ou rancor, de alguém que nos feriu por um ato considerado, ofensivo ou inadequado.
Temos muita dificuldade em conceder o perdão, porque na maioria das vezes, quando atingidos pelo ofensor, estamos na maioria das vezes fragilizados, ou em situações de muito injustiçados. Quase sempre nos achamos vítimas do ofensor, ou alvo de explorações grotescas.
Quando erramos, e reconhecemos nosso erro, desejamos também receber o perdão, daquele que foi vitimado por nós. Porém , muitas vezes, quando “atacamos alguém” com nossa estupidez, ou causamos injustiças, nem sempre , temos a consciência de nossas falhas! Temos muita dificuldade em nos colocar no lugar do outro . Falta-nos muitas vezes, compreensão e tolerância!
(Mateus, XVIII: 15, 21 e 22). "Senhor, quantas vezes poderá pecar meu irmão contra mim, para que eu lhe perdoe? Será até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes."
Todos nós almejamos a felicidade e ser feliz é viver em harmonia , buscando sempre a paz interior, com o coração livre de sentimentos negativos como o ódio, a culpa,o rancor, a mágoa...
Estudos científicos comprovam que o aparecimento de certas doenças físicas, podem estar relacionadas com a falta de perdão de nossas culpas ou com a de quem nos magoou. . Nossos pensamentos funcionam como emissores e receptores de energia. Se alimentamos o egoísmo, o ódio, o orgulho e o rancor, certamente atraímos energias maléficas para o nosso corpo e a nossa alma. O perdão sincero é capaz de proporcionar aquilo que chamamos de "paz de espírito", ou seja, nos garante a consciência tranquila, livre de paixões nocivas, consequentemente diminuindo assim o risco de doenças. Mas o perdão também é importante para aquele que é perdoado. Todos nós somos seres em evolução e na busca pela perfeição cometemos erros. Há de se considerar que o erro é necessário para o nosso aprendizado. Nem sempre a intenção do ofensor é nos prejudicar e é necessário dar a ele uma nova oportunidade, assim como Deus , sempre nos dá novas oportunidades!
Em muitas ocasiões, carregamos uma culpa, em que aquele que acreditamos ser nossa “vitima”, nem se recorda! Por isso, quando a culpa nos abater, o pedido de perdão, pode muitas vezes nos libertar de enormes fardos inúteis! A reconciliação, muitas vezes, gera alegrias infindas!
Onde isso mais acontece, é em relacionamentos familiares! Por equívocos de algumas atitudes , onde o diálogo, foi insuficiente, muitas coisas boas, se diluem, com mágoas e sofrimentos intensos.
Uma brincadeira, de mal gosto, pode destruir uma vida! Uma fala mal pensada, um gesto, ou atitudes marcam muito! Se erramos; naturalmente, daremos chance a outros também de errarem!
Porque deveremos ser juízes implacáveis com o próximo? Queremos que sejam assim também conosco? Praticar o perdão ; pode ser muitas vezes um ato de caridade! Dar novas oportunidades, a nós mesmos! Podendo aprender algo com nossos erros, nos tornaremos seres humanos melhorados. Deus nos perdoa sempre! A cada raiar do dia, ele nos mostra, que o dia anterior já se foi e, o novo alvorecer, é uma nova página a ser escrita! Não devemos fazer justiças, por nós mesmos. Há pessoas preparadas para isso, em orgãos públicos, quando necessários.
Quando perdoar, não o faça apenas aparentemente! Sinta a paz do perdão verdadeiro em seu coração! Muitas vezes, nosso ofensor, nem compreende o mal que nos causou. Alguns são vítimas da própria ignorância! Por isso, não carregue culpas! Peça perdão! Perdoe sempre!
Deixe Deus no comando de seus sentimentos, para ter mais paz, saúde e alegrias, em sua vida!
TENHA UM DIA PLENO DE PAZ E MUITAS ALEGRIAS CERCADOS DE MUITO AMOR!!!!

Visitas: 14
Postado:11/10/2017 às 21:06:35

Palavras-chave:Mensagem, reflexão, conhecimento,mensagem, reflexão , A Culpa e o Perdão , T.D.Rueda