AÇÂO e REAÇÃO

Diversos



Analisando o comportamento do ser humano nos  dias atuais ;  somos capazes de  perceber que  para uma pequena rusga no trânsito, há alguém que altere a voz em uma discussão, e a reação acontece. Ou ainda, que alguém nos trate rispidamente, ou que falte com a polidez para conosco para que desencadeie uma imediata reação em nós. Reagimos, de súbito, para logo mais percebermos que poderíamos ter agido diferente.

      Qual animal ferido ou acuado, reagimos para nos defender, sem analisar, refletir ou pensar.  Agimos por instinto, sem raciocinar. Somente depois, a razão nos convida a avaliarmos as consequências do que foi dito, ou a maneira como nos comportamos.

     Por outro lado, somos sempre vítimas de nossas reações, enquanto a ação nos permite tomar a atitude que escolhemos, o procedimento que achamos mais adequado. Se a reação é instintiva, a ação é racional e reflexiva. Se ao reagir não nos damos conta ou não nos apercebemos do estrago que podemos causar, o agir é analisado e pensado.

     Dessa forma, se percebemos que nossa reação gera muito mais dificuldades e problemas do que soluções e tranquilidade, é hora de trocarmos a reação pela ação. Por exemplo, se fazemos silêncio quando alguém nos dirige impropérios, é a ação da paz que foi nossa opção.

     Fácil seria revidar na mesma moeda, reagir da mesma forma. Desafiador é evitar a armadilha da reação e, lucidamente, optar pela clareza da ação.

     Se alguém nos aborda de maneira grosseira, e respondemos com gentileza, paciência e calma, é a ação da nossa compreensão para com o outro. Talvez fosse mais fácil, pela força do hábito, nos comportarmos com reciprocidade, devolvendo a grosseria que recebemos. Porém, o grande desafio é deixar de reagir, escolhendo o agir, que gerará sempre melhores resultados, posto que é fruto do equilíbrio e da reflexão. E a transformação do nosso comportamento acontecerá paulatinamente e será o resultado da disciplina no pensar, que gera o hábito da reflexão, culminando pelo desarmar de nossas atitudes. Portanto, já não mais vítima das palavras rudes, do comportamento infeliz ou da atitude impensada. As cadeias estão repletas de pessoas que não pensaram , apenas reagiram e depois se arrependeram das atitudes que desenvolveram.

     Que a análise e reflexão de nossas atitudes possam fazer com que, aos poucos, a reação ceda lugar a ações, pautadas em um comportamento de paz, lucidez e fraternidade. (T.D.Rueda)

 

Aprendendo com os erros

( Conto Chinês)

O mestre, conduz seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminha com igualdade, enquanto seu aprendiz escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se e cospe no chão traiçoeiro e continua a acompanhar seu mestre.
Depois de longa caminhada, chegaram a um lugar sagrado. Sem parar, o mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.
-Você não me ensinou nada hoje- diz o aprendiz, levando mais um tombo.
-Ensinei sim, mas você parece que não aprende – respondeu o mestre – estou tentando te ensinar como se lida com os erros da vida.
-E como lidar com eles?
– Como deveria lidar com seus tombos- respondeu o mestre- Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devia procurar aquilo que o fez escorregar.

 

Palavras de Bençãos  ( Marcio Todeschini) - As  palavras tem poder de construir ou destruir, de curar e magoar, de ferir e acalmar. Concebidas no nosso coração serão bençãos ou somente maldição. Valerá o que está dentro do coração, se somos maus ou bons. Palavras de benção, de louvor, para agradecer e abençoar recolhe, Senhor, do meu coração. Palavras de benção... Palavras de benção apenas... TENHA UM DIA ABENÇOADO E FELIZ!!!

Visitas: 24
Postado:16/06/2017 às 11:41:45

Palavras-chave:Mensagem, reflexão, conhecimento,mensagem, reflexão , AÇÂO e REAÇÃO , Diversos